Direção NR: Lucilla Ramalho
Coordenação Pedagógica Geral: Maria Carolina Hunka
Coordenação Pedagógica: Sandra Nicolussi
Coordenação Disciplinar: Flávia Nunes
Psicologia Escolar: Helington Costa
Nossa Educação Infantil segue os eixos estruturantes (interações e brincadeiras), destacados na Base Nacional Comum Curricular. Buscamos assegurar os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Considerando esses direitos de aprendizagem e desenvolvimento, o nosso trabalho é organizado nos cinco campos de experiências:
O eu, o outro e o nós;
Corpo gestos e movimentos;
Traços, sons, cores e formas;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
A Educação Infantil é um espaço de conquistas e desenvolvimento pleno das potencialidades das crianças, sendo o alicerce de todo o processo de crescimento humano. No Complexo de Ensino Noilde Ramalho ED HC, instigamos o desenvolvimento integral dos nossos alunos, valorizando suas potencialidades motora, social-afetiva e cognitiva de forma contextualizada. Na estrutura curricular do Complexo, temos vivências em Inglês, Educação Física, Música, Arte e LIV.
Na nossa escola, temos o privilégio de possuir diversos espaços que são explorados pelos professores em atividades significativas. As vivências não acontecem apenas nas salas, mas em outros espaços da escola, como: Vovó Mangueira, jardim, biblioteca, ginásio, Bosque dos Bambus, Clara Camarão e Laboratório de Informática.
Formação dos professores: todos os professores tem formação superior em Pedagogia. Já os auxiliares em desenvolvimento infantil são formados em Pedagogia ou estão em formação.
LIV (Laboratório Inteligência de Vida): Trata-se de um programa que desenvolve as habilidades socioemocionais dos alunos de forma estruturada,
auxiliando-os a lidar com as emoções nas diversas situações, investindo nas relações e incentivando-os a pensar criticamente, com empatia. Atuamos na perspectiva da formação de cidadãos humanizados.
Aula de música: 1 vez por semana. Na musicalização, serão preparadas oficinas de confecção de instrumentos musicais, atividade de criação coletiva de expressões corporais, prática de conjunto, escuta, canto coletivo e a utilização dos instrumentos da bandinha NR. Essas atividades fazem parte do laboratório de atividades musicais que desenvolvem as múltiplas aprendizagens.
Fonoaudiologia: Na Educação Infantil, a fonoaudióloga escolar realiza, além de sondagem dos alunos, um trabalho de estimulação das habilidades metafonológicas. Além de orientações à equipe pedagógica e às famílias quanto à prevenção das alterações fonoaudiológicas.
Psicopedagogia: A psicopedagoga da Educação Infantil desenvolve um trabalho com alguns alunos com deficiência, no contraturno. São atendimentos individuais de intervenção com o intuito de auxiliar nas dificuldades de aprendizagem. Esses encontros acontecem na Sala Multifuncional.
Língua Inglesa (programa bilíngue): Com 5 vivências semanais, nossos alunos da Educação Infantil têm um contato mais intenso e prazeroso com o segundo idioma,
através de vivências lúdicas, canções e contação de histórias.As vivências são estruturadas visando o maior estímulo possível para a verbalização de pequenas estruturas e ampliação do vocabulário
sempre contextualizado, sendo o speaking and listening as habilidades mais trabalhadas para essa faixa etária.Nossos professores possuem, no mínimo, licenciatura em Língua Inglesa ou Pedagogia.
Setor de Psicologia Escolar: A Psicóloga da Educação Infantil, Caroline Bezerra, desenvolve um trabalho de observação, orientação, intervenção e encaminhamento atuando na esfera docente junto aos professores além elaborar estratégias e projetos dentro de sala de aula com os alunos. Também orienta famílias através de atendimentos individuais e projetos como a “Escola de Pais”.