logo

Direção NR: Lucilla Ramalho


Coordenação Pedagógica Geral: Maria Carolina Hunka


Coordenação Pedagógica: Sandra Nicolussi


Coordenação Disciplinar: Flávia Nunes


Psicologia Escolar: Helington Costa


Educação Infantil

Nossa Educação Infantil segue os eixos estruturantes (interações e brincadeiras), destacados na Base Nacional Comum Curricular. Buscamos assegurar os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Considerando esses direitos de aprendizagem e desenvolvimento, o nosso trabalho é organizado nos cinco campos de experiências:

O eu, o outro e o nós;
Corpo gestos e movimentos;
Traços, sons, cores e formas;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A Educação Infantil é um espaço de conquistas e desenvolvimento pleno das potencialidades das crianças, sendo o alicerce de todo o processo de crescimento humano. No Complexo de Ensino Noilde Ramalho ED HC, instigamos o desenvolvimento integral dos nossos alunos, valorizando suas potencialidades motora, social-afetiva e cognitiva de forma contextualizada. Na estrutura curricular do Complexo, temos vivências em Inglês, Educação Física, Música, Arte e LIV.
Na nossa escola, temos o privilégio de possuir diversos espaços que são explorados pelos professores em atividades significativas. As vivências não acontecem apenas nas salas, mas em outros espaços da escola, como: Vovó Mangueira, jardim, biblioteca, ginásio, Bosque dos Bambus, Clara Camarão e Laboratório de Informática.
Formação dos professores: todos os professores tem formação superior em Pedagogia. Já os auxiliares em desenvolvimento infantil são formados em Pedagogia ou estão em formação.

Diferenciais na
Estrutura Curricular

LIV (Laboratório Inteligência de Vida): Trata-se de um programa que desenvolve as habilidades socioemocionais dos alunos de forma estruturada, auxiliando-os a lidar com as emoções nas diversas situações, investindo nas relações e incentivando-os a pensar criticamente, com empatia. Atuamos na perspectiva da formação de cidadãos humanizados.

Aula de música: 1 vez por semana. Na musicalização, serão preparadas oficinas de confecção de instrumentos musicais, atividade de criação coletiva de expressões corporais, prática de conjunto, escuta, canto coletivo e a utilização dos instrumentos da bandinha NR. Essas atividades fazem parte do laboratório de atividades musicais que desenvolvem as múltiplas aprendizagens.

Fonoaudiologia: Na Educação Infantil, a fonoaudióloga escolar realiza, além de sondagem dos alunos, um trabalho de estimulação das habilidades metafonológicas. Além de orientações à equipe pedagógica e às famílias quanto à prevenção das alterações fonoaudiológicas.


Psicopedagogia: A psicopedagoga da Educação Infantil desenvolve um trabalho com alguns alunos com deficiência, no contraturno. São atendimentos individuais de intervenção com o intuito de auxiliar nas dificuldades de aprendizagem. Esses encontros acontecem na Sala Multifuncional.

Língua Inglesa (programa bilíngue): Com 5 vivências semanais, nossos alunos da Educação Infantil têm um contato mais intenso e prazeroso com o segundo idioma, através de vivências lúdicas, canções e contação de histórias.As vivências são estruturadas visando o maior estímulo possível para a verbalização de pequenas estruturas e ampliação do vocabulário sempre contextualizado, sendo o speaking and listening as habilidades mais trabalhadas para essa faixa etária.Nossos professores possuem, no mínimo, licenciatura em Língua Inglesa ou Pedagogia.

Setor de Psicologia Escolar: A Psicóloga da Educação Infantil, Caroline Bezerra, desenvolve um trabalho de observação, orientação, intervenção e encaminhamento atuando na esfera docente junto aos professores além elaborar estratégias e projetos dentro de sala de aula com os alunos. Também orienta famílias através de atendimentos individuais e projetos como a “Escola de Pais”.